segunda-feira, 23 de abril de 2012

20 ANOS DEPOIS, TWIN PEAKS!

Após duas décadas de seu lançamento na televisão, está disponível em nosso país o Box completo (Gold Edition), distribuído pela Paramount, que traz as duas temporadas, o filme-piloto e mais um bom número de extras inéditos de uma das séries mais cultuadas da televisão, Twin Peaks. Até então, nas locadoras brasileiras, os apreciadores da série nunca tiveram uma apresentação digna de colecionador.


Lançado originalmente em 1990 na televisão americana, a chegada em DVD somente aconteceu na década passada, com as temporadas distribuídas separadamente. Difícil entender esta demora pela repercussão que teve entre os cinéfilos na época e pelo responsável ter sido uma das cabeças mais enigmáticas e influentes do cinema moderno, David Lynch.

Desta vez, a coleção chegou como merecia. Entre os extras prometidos, talvez o mais interessante seja o documentário "Segredos de um Outro Lugar", que explora toda a produção em detalhes. Conta também com entrevistas recentes envolvendo o elenco e o diretor, uma matéria que acompanha fãs no Festival Twin Peaks 2006 e até um episódio do Saturday Night Live que satiriza a série. Além também de muitas cenas perdidas e inéditas que não acompanhavam o primeiro lançamento.

Para quem não se lembra, a história gira em torno dos habitantes de uma pequena cidade chamada Twin Peaks, quando testemunham o crime de um de seus moradores, Laura Palmer. A morte dela já ocorre no início e desencadeia uma série de descobertas sobre ela e também sobre os moradores da cidade. Segredos são expostos na medida em que o detetive encarregado, Dale Cooper (Kyle MacLachlan), se aprofunda na investigação.


Muito mais do que uma simples investigação para descobrir o culpado, o mistério é, na realidade, um estudo do comportamento humano... Um estudo ao estilo David Lynch, é claro. Personagens que escondem na aparência, segredos não imagináveis e absurdos. Comportamento e atitudes comuns não fazem parte do universo criativo do diretor. A narrativa obscura, complexa e surreal são suas marcas já consagradas. Quem assiste seus trabalhos, acompanha sua imaginação estranha, porém fértil e rica em significados subjetivos.

Lynch é daqueles poucos diretores que causam impacto ao lançar um novo filme. Tem na bagagem um dos mais comentados e explorados filmes da última década, Cidade dos Sonhos. Porém, foi no início dos anos 90 que dirigiu e produziu Twin Peaks. Sua vontade de produzir uma série televisiva era grande e conseguiu, principalmente, pelo sucesso inesperado do primoroso Veludo Azul. Mentor e produtor da série, dirigiu apenas alguns episódios, mas a finalização dos outros sempre passavam pelo seu aval.

E como mencionei Veludo Azul, a ligação entre ambos é evidente. Sem este filme, talvez o melhor do diretor, a série provavelmente não teria ido ao ar. O interessante é que, mesmo não sendo um filme acessível ao público em geral, Veludo Azul fez um sucesso considerável tanto de crítica quanto de público. E este bom retorno, habilitou ao diretor à ir em frente com esta série, que leva muito do estilo do filme. O mistério com toques surreais está presente em ambos. Até o ator principal é o mesmo, Kyle MacLachlan, que o acompanhou em outros de seus filmes como Duna.

No Brasil, como passou na Rede Globo (aliás, não entendo até hoje como isso aconteceu!), não teve boa resposta do público na época, para ter o status de cult muitos anos depois. Curiosamente, a emissora tomou a liberdade de alternar alguns episódios, pulando a exibição de outros, e, por fim, terminou a transmissão da série sem passar seu final. Quem acompanhava teve que aguardar a saída da série em VHS...

Confesso que não acompanhei a série quando passou na televisão e só tive a oportunidade de assisti-la há alguns anos atrás. Considero o piloto e a primeira temporada de altíssimo nível e fazem parte das melhores realizações do diretor, em minha opinião. Porém a linguagem de Lynch se perde um pouco na segunda temporada e se torna mais cansativa de assistir. O brilho da série diminui um pouco, mas, mesmo assim, não compromete o resultado final. Vale a pena acompanhar a série na íntegra.

Para quem se interessar ir mais a fundo, após o cancelamento da série, Lynch ainda fez um filme que é como um prólogo da série e se chama Os Últimos dias de Laura Palmer.

6 comentários:

  1. Série estranha com gente esquisita!

    ResponderExcluir
  2. Assisti acho q na Manchete, que tinha como nome: Twin Peaks: o assassinato de Laura Palmer...eles exibiram todos os episódios, inclusive o final. Na época, gostei muito da série (muito superior às que passavam na época) e continuo gostando até hoje. Ainda não consegui encontrar o box completo para assistir, mas assim que achar compro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se procurar nos sites de compra não deve ser difícil de achar. Na Livraria Cultura sei que tem. Abs

      Excluir
  3. A série será reprisada pelo Canal Viva apartir de 1º de maio confere aê!
    http://canalviva.globo.com/programas/classicos-em-serie/materias/dallas-e-twin-peaks-inauguram-faixa-classicos-em-serie.html

    ResponderExcluir